Em outubro entramos no mês que antecede os 10 anos da consagração do Cante Alentejano como Património Cultural Imaterial da Humanidade. Foi a 27 de novembro de 2014 que o Cante mereceu o reconhecimento do Comité Intergovernamental da UNESCO para a Salvaguarda do Património Cultural Imaterial da Humanidade, reunido em Paris. A emoção associada à chegada da data começa a instalar-se, as iniciativas intensificam-se e o programa das comemorações vai ser apresentado no dia 22, na Casa do Alentejo, em Lisboa.
Com a entrada do outono, os eventos começam a procurar o recato dos espaços fechados. A cultura traduzida em conferências, teatro, dança e leitura vai instalar-se em Almodôvar, com o Escritas ao Sul; em Beja, há o Patrimónios do Sul; Castelo de Vide recebe as Jornadas Internacionais da Idade Média; e, em Évora, decorre o Encontro do Teatro Ibérico.
Mas as atividades ao ar livre continuam a ser uma opção e nalguns casos para andar, literalmente de nariz no ar, por exemplo, a ver aviões! Vendas Novas recebe a Semana Aeronáutica e Ponte de Sôr, o Portugal Air Summit. Em Reguengos de Monsaraz o pretexto para olhar para o céu é outro. Vai ser possível observar a chuva de meteoros das Orionídas.
A paisagem de Outono também vai convidar aos passeios e às corridas e o Alentejo é um Destino de Caminhadas. A ERT do Alentejo promove o Alentejo Walking Festival para dinamizar a totalidade da sua rede de percursos pedestres; em Santiago do Cacém, há percursos guiados pela Reserva Natural das Lagoas de Santo André e da Sancha e em Reguengos de Monsaraz o passeio faz-se de bicicleta pelos caminhos rurais.
As feiras continuam a pautar a paisagem e a manter vivas as tradições. Este mês de outubro realiza-se XV Feira da Caça de Mértola, a Feira Nova de Outubro, em Alcácer do Sal, o Festival Al Mossassa, em Marvão, e a Feira de Caça de Mértola.
Pretextos não faltam para continuar a visitar o Alentejo, a pé, a olhar o céu, para dançar, ouvir música, ver teatro, escutar poesia ou provar a gastronomia local. Mas lembre-se, estamos em contagem decrescente para comemorar 10 anos de Cante Alentejano como Património Cultural Imaterial da Humanidade!