Outubro Agenda

Bem Vindo

Em outubro entramos no mês que antecede os 10 anos da consagração do Cante Alentejano como Património Cultural Imaterial da Humanidade. Foi a 27 de novembro de 2014 que o Cante mereceu o reconhecimento do Comité Intergovernamental da UNESCO para a Salvaguarda do Património Cultural Imaterial da Humanidade, reunido em Paris. A emoção associada à chegada da data começa a instalar-se, as iniciativas intensificam-se e o programa das comemorações vai ser apresentado no dia 22, na Casa do Alentejo, em Lisboa.


Com a entrada do outono, os eventos começam a procurar o recato dos espaços fechados. A cultura traduzida em conferências, teatro, dança e leitura vai instalar-se em Almodôvar, com o Escritas ao Sul; em Beja, há o Patrimónios do Sul; Castelo de Vide recebe as Jornadas Internacionais da Idade Média; e, em Évora, decorre o Encontro do Teatro Ibérico.

 
Mas as atividades ao ar livre continuam a ser uma opção e nalguns casos para andar, literalmente de nariz no ar, por exemplo, a ver aviões! Vendas Novas recebe a Semana Aeronáutica e Ponte de Sôr, o Portugal Air Summit. Em Reguengos de Monsaraz o pretexto para olhar para o céu é outro. Vai ser possível observar a chuva de meteoros das Orionídas.


A paisagem de Outono também vai convidar aos passeios e às corridas e o Alentejo é um Destino de Caminhadas. A ERT do Alentejo promove o Alentejo Walking Festival para dinamizar a totalidade da sua rede de percursos pedestres; em Santiago do Cacém, há percursos guiados pela Reserva Natural das Lagoas de Santo André e da Sancha e em Reguengos de Monsaraz o passeio faz-se de bicicleta pelos caminhos rurais. 


As feiras continuam a pautar a paisagem e a manter vivas as tradições. Este mês de outubro realiza-se XV Feira da Caça de Mértola, a Feira Nova de Outubro, em Alcácer do Sal, o Festival Al Mossassa, em Marvão, e a Feira de Caça de Mértola.


Pretextos não faltam para continuar a visitar o Alentejo, a pé, a olhar o céu, para dançar, ouvir música, ver teatro, escutar poesia ou provar a gastronomia local. Mas lembre-se, estamos em contagem decrescente para comemorar 10 anos de Cante Alentejano como Património Cultural Imaterial da Humanidade!

1 de outubro - 3ªfeira

 
  • Exposição Chamava-se Baleizão, Catarina Eufémia - Até 25/10 - Serpa.
    Promovida pela Câmara Municipal de Serpa a exposição está patente no Museu do Cante Alentejano, em Serpa. É um projeto expositivo e documental, da autoria de Paulo Barriga e Pedro Loureiro, que assinala os 70 anos da morte da ceifeira alentejana e os 50 anos da primeira grande manifestação rural, após o 25 de Abril de 1974: a transladação do corpo de Catarina Eufémia para o cemitério de Baleizão. Informação aqui.

  • Semana Aeronáutica de Vendas Novas - Até 06/10 - Vendas Novas.
    Promovida pelo Clube de Aeromodelismo de Vendas Novas, a Semana da Aeronáutica tem um leque diversificado de opções para entusiasmar todos os visitantes. Aeromodelismo, batismo de voo, Fly in, simuladores de voo, paramotores, paraquedismo, expositores, palestras, teatro, workshops. Informação aqui.

2 de outubro - 4ªfeira

 
  • Encontro Teatro Ibérico -Até 7/11 - Centro Dramático de Évora. 
    Durante uma semana, a cidade de Évora recebe 6 companhias de Portugal e Espanha, com espetáculos todos os dias. Há espaço para conversas com a partilha de ideias num formato de livre debate. Informação aqui.

  • Concerto de piano, Chopin, interpretado por Vasco Dantas & Mário Laginha Trio - Beja.  
    A Herdade da Malhadinha Nova, em conjunto com o Turismo do Alentejo, com produção da Algarve Music Series, organiza um concerto de piano, Chopin, interpretado por Vasco Dantas & Mário Laginha Trio, em plena planície alentejana, num anfiteatro de palha, uma instalação efémera criada por Manuel Aires Mateus. Este concerto único e irrepetível acontece já no próximo dia 2 de outubro, às 18h30, na Herdade da Malhadinha Nova (Beja). Informação aqui.

3 de outubro - 5ªfeira

 
  • XXVI Jornadas Internacionais Escola de Música da Sé de Évora -Resgatando nomes Esquecidos - Até 06/10 - Évora.
    O evento é promovido pela Associação Eborae Mvsica, entidade financiada pela Direção Geral das Artes. As jornadas realizam-se no Convento dos Remédios e na Sé Catedral de Évora, com concertos na Igreja de S. Francisco, na Igreja do Espírito Santo e na Igreja do Convento em Avis. A Direção Artística das Jornadas é do maestro Pedro Teixeira. Informação aqui.

  • Patrimónios do Sul - Até 06/10 - Beja. 
    Uma feira promovida pela Câmara Municipal de Beja e que pretende enaltecer a identidade do território do sul do país ao nível económico, cultural e turístico. Informação aqui.

4 de outubro - 6ª feira

 
  • Feira Nova de Outubro 2024 - Até 06/10 - Alcácer do Sal.
    A Feira Nova de Outubro, promovida pela Câmara Municipal de Alcácer do Sal, remonta a 1782 e ao reinado de D. Maria I. Tornou-se numa marca identitária do concelho, atraindo visitantes de toda a região ao Parque Urbano 25 de abril. Informação aqui.

  • Feira de São Francisco - Até 06/10 - Redondo.
    De 4 a 6 de outubro decorre a Feira de São Francisco, no Parque de Feiras e Exposições de Redondo, que para além da sua forte componente comercial e lúdica integra ainda a Mostra de Produtos Regionais e a Mostra de Artesanato.
    Em ambas, o visitante poderá degustar alguns dos melhores produtos alimentares do concelho e conhecer as artes e os ofícios que afirmam a cultura da região. Informação aqui.

  • XVII Festival Al Mossassa - Até 6/10 - Marvão. 
    Promovido pela Câmara Municipal de Marvão, o festival recorda as raízes árabes da vila, recuando até à era de Ibn Maruan, no século IX, líder militar e religioso sufista, considerado o fundador de Marvão. Recriações históricas, exposições, acampamentos, música, dança duelos, jogos vão relembrar o ambiente da época. Informação aqui.

5 de outubro - Sábado

 
  • Évora Teatro Fest 2 - Até 26/10 - Salão Central Eborense - Évora. 
    O Évora Teatro Fest não é apenas uma celebração da arte é uma oportunidade para refletir sobre questões sociais, emocionais e culturais, através da narrativa teatral. É um evento que inspira, provoca e encanta, deixando uma marca duradoura na cidade e naqueles que têm o privilégio de vivenciá-lo. Promovida pela A Bruxa Teatro. Informação aqui.

6 de outubro - Domingo

 
  • Granfondo da Serra de Ossa - Vila Viçosa. 
    O já reconhecido Grandfondo da Serra de Ossa regressa este ano aos concelhos de Alandroal, Borba, Estremoz, Redondo e Vila Viçosa e conta com o apoio da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo. Vila Viçosa será o ponto de partida e chegada dos clicoturistas que terão a possibilidade de apreciar a beleza da paisagem da Serra d’Ossa. Informação aqui.

10 de outubro - 5ªfeira

 
  • Alentejo Walking Festival - Até 20/10 
    Promovido pela Entidade Regional de Turismo do Alentejo e do Ribatejo surge com o objetivo de dinamizar a plenitude da sua rede de percursos pedestres, reforçando o Alentejo enquanto Destino de Caminhadas. Informação aqui.

  • Portugal Air Summit - Até 12/10 - Aeródromo Municipal/Ponte de Sôr
    O Portugal Air Summit é o evento de referência em Aviação, Aeronáutica, Espaço e Defesa, em Portugal. Reúne as organizações, líderes e personalidades mais influentes do setor para demonstrar, debater e potenciar o que de melhor se faz no país. A sétima edição tem como tema estratégico Flying 4 Change, onde se discutirão as mudanças fundamentais que se registam no setor e se procura redefinir o papel de Portugal e da sua indústria serviços no contexto global. Informação aqui.

12 de outubro - Sábado

 
  • OBSERVALAGUNAS - Reserva Natural das Lagoas de Santo André e da Sancha - Até 13/10 - Brescos, Santiago do Cacém. 
    Evento dedicado ao Turismo de Natureza, com um leque diversificado de atividades que permitem conhecer o património da Reserva Natural das Lagoas de Santo André e da Sancha. Esta primeira edição contará com percursos guiados pela área protegida, workshops, palestras, observação de aves ateliês, sessões de anilhagem, espaço criança, animação musical, entre outras. Informação aqui.

13 de outubro - Domingo

 
  • IV Maratona BTT Cumeadense - Centro Cultural Cumeadense - Reguengos de Monsaraz. 
    Uma prova de bicicletas todo-o-terreno não competitiva que passa pelos caminhos rurais de Reguengos de Monsaraz. Inclui 2 percursos de 40km e 60km. Informação aqui.

  • Olivoturismo: o regresso às Origens - 15h00 - Évora. 
    A conferência ‘Olivoturismo: o regresso às Origens’ irá debater a relação entre o Turismo e Azeite. Uma iniciativa promovida pelo Évora Olive Hotel. Projetos, desafios e oportunidades para o olivoturismo no Alentejo estarão em foco.  Evento que conta com o apoio e participação da Entidade Regional do Turismo do Alentejo e Ribatejo. Informação aqui.

16 de outubro - 4ªfeira

 
  • BAAL 17 - 21.30 horas - Praça Vasco da Gama/Vidigueira. 
    Um espetáculo de teatro pela Companhia de Teatro BAAL 17, integrado no Festival BA, promovido pela CIMBAL - Comunidade Intermunicipal do Baixo Alentejo, em parceria com os 13 municípios associados. Informação aqui.

17 de outubro - 5ªfeira

 
  • Escritas do Sul - Até 20/10 - Almodôvar. 
    Promovido pela Câmara Municipal de Almodôvar, o Escritas do Sul é um Festival da Língua Portuguesa que reúne um conjunto de especialistas da língua, espetáculos musicais e apresentação de livros que celebram a língua portuguesa na sua diversidade e dimensão. Informação aqui.

  • Baja Portalegre 500 - Até 19/10 - Portalegre. 
    Promovido pela ACP. Pontuável para a Taça do Mundo FIA de Bajas e para os principais campeonatos de Portugal sob a égide da FPAK e da FMP, a 38.ª Baja Portalegre 500 promete mais uma edição recheada de emoções fortes para pilotos, equipas e público. Informação aqui.

20 de outubro - Domingo

 
  • Chuva de Meteoros das Orionídas - Até 26/10 - Monsaraz. 
    Organizado pelo Observatório do Lago Alqueva, trata-se de um fenómeno astronómico provocado por destroços largados pelo cometa Halley, um dos cometas mais conhecidos, enquanto orbita à volta do Sol. Informação aqui.

22 de outubro - 3ªfeira

 
  • Apresentação do programa das comemorações do 10º aniversário da inscrição do Cante Alentejano na lista da UNESCO - Casa do Alentejo. 
    A programação que vai ser apresentada à Comunicação Social inclui um vasto conjunto de iniciativas promovidas pelas câmaras municipais e também pelos grupos de Cante para assinalar os 10 anos da elevação do Cante a Património Cultural Imaterial da Humanidade. Iniciativa promovida pela Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo. Informação aqui.

25 de outubro - 6ªfeira

 
  • XV Feira da Caça de Mértola - Até 27/10 - Mértola. 
    Este é o evento que celebra a excelência cinegética do concelho de Mértola. O programa é diverso, abrange várias perspetivas da atividade cinegética, proporciona momentos de convívio e animação aos visitantes. Informação aqui.

 

Fonte: Turismo do Alentejo